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Primeira Loja do Brasil Dedicada a Famílias Adotivas é Criada por Escritora

Com produtos exclusivos, a loja busca valorizar e representar a experiência da adoção, promovendo orgulho e identidade para famílias adotivas em todo o país.

“Lembro que quando pequena, sempre questionei minha mãe do porquê eu era a única filha que não tinha o “álbum da chegada” que registrasse minha história e fotos, pois meus dois irmãos, que são filhos biológicos, tinham esses mesmos registros. Minha mãe, com o olhar triste e a voz embargada, respondia que eu não tinha porque já havia chegado pronta, pois fui uma filha gerada no coração”. 

O relato acima é de Lisandra Barbiero. Natural do Espírito Santo, Lisandra é jornalista, escritora e também filha adotiva.  

Ela conta que foi adotada por uma família branca, e que questões raciais não eram discutidas em sua casa. Ainda criança começou a notar que possuía características físicas e fenotípicas diferentes dos seus familiares, e o interesse por saber da sua origem, do porquê era diferente dos seus irmãos, reforçava o desejo de ter um Álbum que pudesse registar não só os seus melhores momentos em família, mas, principalmente, informações importantes sobre sua adoção.  

A falta de representatividade na adoção inquietou a escritora que, por dois anos, fez uma pesquisa profunda sobre os aspectos que envolvem a adoção e se deparou com uma petição online de vários pais informando que as empresas deveriam ter um olhar voltado para esse público, para que pudessem expressar o amor existente na relação familiar. “Então eu vi que não era uma demanda só minha.”, disse 

O álbum da chegada que a escritora menciona é um registro que muitos pais fazem para os filhos, contando toda a história da gestação biológica, a descoberta da gravidez, com as ultrassonografias, fotos dos primeiros presentes e todos os preparativos que envolvem a gestação até o nascimento do bebê. 

Mas, e com os filhos que “nascem” por meio da adoção? Como explicar para uma criança adotada que, mesmo após uma espera ansiosa que, muitas vezes demora anos, ela não tem um álbum da chegada, assim como os filhos biológicos? Um álbum que conta toda essa espera, do quanto ela foi desejada por sua família? 

Além do álbum da chegada, outros produtos estão à venda, como: canecas, camisetas, bolsas, placas decorativas, semijoias, livros. Muitos produtos carregam o símbolo da adoção.  A Intenção da escritora é divulgar o símbolo e transformá-lo em motivo de orgulho nacional. “O símbolo é lindo! E a mensagem que ele passa pode ser abraçada e exibida para todos”, fala orgulhosa. 

SOBRE A AD’OPTARE 

A Ad’Optare foi lançada em maio de 2024, sendo a primeira loja on-line do Brasil voltada para famílias formadas por meio da adoção. A empresa tem como missão social incentivar, valorizar e naturalizar a adoção no país, buscando romper preconceitos e estigmas lançados sobre as crianças e adolescentes que vivem em Instituições de Acolhimento. A proposta da empresa é oferecer produtos que valorizam e representam a experiência da adoção, contribuindo para a construção de uma identidade positiva para as famílias. 

Desde a sua fundação, a Ad’Optare tem buscado impactar positivamente a sociedade e se tornar uma referência na promoção da adoção consciente e responsável e da valorização da família. 

DEPOIMENTOS DE IMPACTO SOCIAL 

No perfil da empresa no Instagram @adoptareoficial é possível assistir a depoimentos reais de filhos que foram adotados. 

Os depoimentos divulgados pela Ad’Optare têm tido um impacto significativo na conscientização sobre a adoção no Brasil. As histórias reais compartilhadas pelos filhos constituídos por meio da adoção e suas famílias têm contribuído para promover a compreensão da sociedade em relação à experiência da adoção como uma via da parentalidade. 

As narrativas compartilhadas trazem à tona os diferentes desafios e alegrias vivenciados por essas famílias, oferecendo um retrato genuíno do impacto  que a adoção teve em suas vidas. “Esses depoimentos têm sido fundamentais para sensibilizar o público e desmistificar conceitos equivocados sobre a adoção”, ressalta a idealizadora. 

 Por meio desses depoimentos, a empresa tem conseguido ampliar o diálogo sobre a importância da valorização das famílias, desempenhando um papel fundamental na quebra de estereótipos e preconceitos contribuindo para desconstruir falsas percepções e demonstrar o potencial de amor, acolhimento, pertencimento que são essenciais para ampliar a compreensão e aceitação da diversidade familiar na sociedade brasileira. 

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